segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Joseph Cornell

Joseph Cornell nasceu em Nyack, Nova York e estudou na Phillips Academy em Andover, Massachusetts, no ano 1921, embora não tenha pós-graduação. 
Cornel desconfiava de estranhos o que o levou a isolar-se e a tornar-se um artista autodidata. Outro motivo pela sua falta de relacionamentos devia-se ao facto de este cuidar de um irmão mais novo com paralisia cerebral.
O livro de Cornell foi considerado entre os livros mais importantes já publicados depois da Bíblia, onde este se tornou um adepto da Ciência ao longo da vida cristã. 
Este foi bastante pobre para a maioria de sua vida, trabalhando durante a década de 1920 como vendedor de tecido grosso para sustentar sua família.
Cornell tornou-se um artista altamente considerado para o fim de sua carreira, mas permaneceu fora dos holofotes. 
Joseph Cornell contratou uma série de jovens assistentes, incluindo estudantes e artistas estabelecidos, para ajudá-lo a organizar o material, fazer obras de arte, e executar recados. Neste momento da sua vida, Cornell concentrou-se em fazer colagens, e colaborou com cineastas como Rudy Burckhardt, Stan Brakhage, e Jordan Larry na elaboração de  filmes que foram evocativa de colagens em movimento.
Joseph Cornell morreu de insuficiência cardíaca aparente, em 29 de dezembro de 1972, poucos dias depois do seu sexagésimo nono aniversário.
As suas obras mais características foram encaixotados criados a partir de objectos encontrados. 
Estes são caixas simples, geralmente de vidro, em que ele arranjou colecções surpreendentes de fotografias, de uma forma que combina a austeridade formal do construtivismo com a fantasia animada do surrealismo. Muitas de suas caixas, são interativas e são feitas para serem manipuladas. 









Site:
http://www.youtube.com/watch?v=m3BajbD7OkQ&feature=youtu.be

Sem comentários:

Enviar um comentário