segunda-feira, 7 de maio de 2012

Martin Parr

Martin Parr nasceu em 23 de Maio de 1952, é um fotógrafo documentarista britânico, fotojornalista coletor e photobook.
Martin Parr, é conhecido pelos seus projetos fotográficos, que tomam um olhar crítico sobre os aspectos da vida moderna, na vida provincial e suburbanas, em particular na Inglaterra.













segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dan Flavin

Dan Flavin nasceu a 1 de Abril de 1993, em Jamaica, falecendo em Nova Iorque a 29 de Novembro de 1996. Foi famoso por criar esculturas, e instalações com luzes fluorescentes.
Dan Flavin foi uma das primeiras pessoas a utilizar apenas a luz fluorescente numa exposição, ocorrendo a mesma em 1964.










Christian Boltanski

Christian Boltanski nasceu a 1944 em Paris. Este, é escultor Francês, fotógrafo, pintor e cineasta.
Em 1986, começou a criar  instalações, tendo como conceito essencial a luz. Utilizou também outros materiais, sendo  usados como uma forma de incitar a profunda sensação da tragédia humana nos campos de concentração, onde as luzes  assemelham-se a velas. As suas instalações, e os seus objectos servem como lembrete à experiência humana e sofrimento.












Max Ernst - Dadaísmo








Max Ernst

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Impressionismo - Claude Monet

Oscar Claude Monet nasceu em Paris, a 14 de Novembro de 1840, falecendo em Giverny, a 5 de Dezembro de 1926.
Claude Monet foi um  pintor francês e o mais célebre entre os pintores Impressionistas.
O termo Impressionismo, surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", quando foi feita uma critica ao quadro pelo pintor Louis Leroy: "Eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." .
A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Claude Monet e seus colegas adoptaram
o título, sabendo  que estavam iniciando uma nova revolução na pintura.











Dadaísmo

O Dadaísmo ( palavra francesa, que na linguagem infantil significa cavalo de pau ), foi formado em Zurique, 1916, como protesto de jovens alemães e franceses contra às suas inclusões no exército, onde propunham o distanciamento das amarras racionalistas.
Defende a incoerência, o absurdo, a desordem e o caos, protestando contra as sociedades que não conseguiam evitar as guerras. O fim do Dadaísmo foi em 1921.
Principais artistas: Duchamp, Picabia, Max Ernest, Man Ray.